Otimizar a Gestão da NR-10

Otimizar a gestão da NR-10

Você já deve estar cansado de saber que a NR-10 é tema de suma importância no dia-a-dia tanto da equipe de segurança do trabalho como da manutenção elétrica, certo? Sem otimizar a gestão da NR-10 com práticas concretas e procedimentos bem claros, nenhum responsável técnico consegue fazer com que a companhia esteja livre de acidentes que envolvam eletricidade e auditorias malsucedidas.

Entretanto, a rotina de manutenção com atividades corretivas nos equipamentos ligados diretamente à produção, deixam em segundo plano a gestão dos documentos e do plano de ação relacionados à NR-10, e resolver este dilema pode ser mais simples do que parece. Nesse momento, é preciso olhar estritamente para a gestão da NR-10.

É só fazendo uma boa análise de como a gestão tem sido compreendida e aplicada que o responsável técnico pode provocar mudanças que impactem a companhia de maneira positiva, seja através de redução no número das estatísticas dos acidentes e de auditorias ágeis e bem-sucedidas.

Se isso faz sentido para você, esta é a oportunidade para revolucionar seu setor por meio da otimização da gestão da NR-10. Pegue papel e caneta e acompanhe este texto que preparamos para ajudar você a Otimizar a Gestão da NR-10!

A Importância da Gestão da NR-10

Nem o tamanho do sistema elétrico, nem a quantidade de colaboradores envolvidos. Nenhum destes dois fatores é tão importante para o sucesso no que diz respeito à NR-10 em uma companhia quanto uma gestão efetiva do Prontuário. É verdade que os dois primeiros pontos são fundamentais para o funcionamento da indústria, mas é a gestão da manutenção aliada aos temas da NR-10 que mantém uma equipe disciplinada e consciente a longo prazo.

Ao otimizar a gestão da NR-10 de maneira correta e com qualidade, causa-se um reflexo diretamente na maneira a qual o responsável técnico conduz suas atividades, tanto nas questões de valores e cultura organizacional – através de campanhas de eliminação de acidentes – como nas tomadas de decisão do dia a dia. Isso significa que uma boa gestão é capaz de identificar falhas e promover melhorias que tornarão a empresa mais segura.

Quando bem planejada e executada a gestão desempenha papel fundamental para a equipe de manutenção elétrica. É ela que garante a rotina de processos, identifica ameaças e oportunidades de melhorias, busca diferenciais para atualização do sistema elétrico, estabelece e cumpre metas do plano de ação.

Ou seja, um Prontuário da Instalações Elétricas (PIE) bem estruturado, como este exemplo, e uma gestão de qualidade é que fazem a diferença nos resultados obtidos ao longo do tempo.

Uma boa gestão da NR-10 gera um impacto bastante significativo sobre os temas: redução de acidentes de trabalho, de desligamentos indevidos de energia elétrica e melhores resultados em auditorias, logo a direção da companhia começa a notar benefícios nas diversas esferas do negócio que norteiam estes temas.

MAIOR GERAÇÃO DE RESULTADOS

Muitas vezes, são os eletricistas que enxergam primeiro as possibilidades de melhorias e implementação. Por isso é tão importante que todos eles conheçam as necessidades para a efetiva adequação, ou manutenção das instalações elétricas, e tenham acesso para comunicar suas opiniões e ideias. Desta forma, a produtividade da equipe é bastante afetada pela boa gestão, principalmente pelo estímulo de liderança qualificada que estes colaboradores recebem dos seus coordenadores.

Ou seja, é por meio do acompanhamento do plano de ação para as adequações que o responsável técnico é capaz de identificar e redefinir modelos de execução capazes de fazer com que as atividades sejam desenvolvidas da forma a gerarem resultados mais significativos.

Vamos Otimizar a Gestão da NR-10

Use a tecnologia a seu favor! Atualmente existem plataformas em nuvem capaz de auxiliar os responsáveis da gestão da NR-10,  como é o caso do software NR Manager!

Com uma ferramenta dessas suas documentações estarão muito melhor organizadas, pois os dados do Prontuário das Instalações Elétricas, Laudo das Instalações, Planos de Ação e Relatórios estarão em servidores web. Manter todos os documentos do Prontuário de forma segura e acessível a todos da equipe, garante uma redução de riscos de não conformidades em auditorias, bem como, aumenta a segurança do sistema elétrico de sua unidade, uma vez que não haverá documentações perdidas, causando falta de informações para quem opera o sistema.

A visualização dos pontos inspecionados através de fotografias e descrições dos itens normativos da tela do seu computador, também representa uma economia de tempo de sua equipe, uma vez que todas as informações estão consolidadas num mesmo local, facilitando com isso, uma tomada de decisões e delegações de tarefas.

Acompanhar individualmente as não conformidades a serem sanadas pode demandar bastante tempo. Entretanto, com uma ferramenta dessas, tudo se torna mais simples, pois através dos filtros existentes pode-se avaliar no detalhe como está o andamento do plano de ação.

Os Relatórios de apresentação de um software desse porte permitem que o responsável técnico colete com facilidade informações de todas as áreas. Com esses relatórios é possível avaliar o quão aderente a empresa está à NR-10, podendo-se traçar metas de melhorias a serem atingidas. Essas informações também são extremamente úteis para se justificar um investimento à diretoria da empresa, que enxergará de forma clara o retorno de investimento que irá obter ao confrontar o nível do risco de autuações do Ministério do Trabalho e Emprego que foram apuradas pela ferramenta com o valor necessário para que se traga o sistema a uma situação mais branda em relação às não conformidades. Dessa forma, é possível traçar melhores estratégias e tomar decisões que garantam saldo positivo para o caixa da manutenção.

Por fim, o envolvimento de toda a equipe se torna mais ágil, pois com o cadastro de diversos usuários a delegação e controle das ações corretivas se tornam extremamente simples. O NR Manager, por exemplo, possui a funcionalidade de ser multiplantas. Através de um gerenciador central, o responsável corporativo por várias plantas consegue visualizar em tempo real como está a situação de cada Prontuário de suas plantas, reduzindo consideravelmente custos com grandes deslocamentos.

A gestão da NR-10 eficaz é o que pode tornar uma indústria segura com uma equipe consciente sobre os riscos que envolvem a eletricidade, tanto direta, quanto indiretamente.

Para acessar um modelo completo ideal de um Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), clique aqui.

Para saber mais sobre NR-10 e como podemos ajudar sua empresa a otimizar e tornar mais seguro seu sistema elétrico gastando menos, entre em contato com a Focus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *