Focus se prepara para mudanças na ISO 9001

Focus se prepara para mudanças na ISO 9001

Utilizada para implementação de sistemas de gestão de qualidade, a ISO 9001 está sendo revista pela ISO (International Organization for Standardization), e a previsão é que uma atualização seja publicada ainda em setembro deste ano. Após a publicação oficial da versão final, as empresas terão um prazo de três anos para adequação à norma.

Entre as principais mudanças da nova versão está a ênfase na geração de valor para a empresa e seus clientes, focada na geração e melhoria de resultados; ampliação do foco para avaliação de riscos, fazendo com que as organizações analisem seus riscos e planejem um sistema de gestão de qualidade mais adequado; maior atenção aos feedbacks de todos os processos envolvidos e partes interessadas; ampliação do envolvimento da alta diretoria com os sistemas de gestão; alinhamento com outras normas ISO para facilitar a integração e flexibilidade nas exigências de procedimentos documentados. Vale lembrar, ainda, que, apesar das alterações, o cliente permanece sendo o foco principal da ISO 9001.

Nesse sentido, a Focus Engenharia Elétrica recentemente deu mais um passo rumo à garantia da qualidade e sustentabilidade a longo prazo: a busca pela manutenção da ISO 9001:2008. No final de janeiro, a Focus e seus colaboradores passaram por uma auditoria de manutenção da norma, realizada pela DQS, órgão responsável por recomendar o certificado de qualidade. Além de apontar que os trabalhos e processos da empresa estão cada vez mais alinhados com essa norma de referência internacional, o relatório de auditoria destacou a robustez do Sistema de Gestão e Qualidade (SGQ) da Focus, que conta com um importante processo de ações corretivas, preventivas e de melhorias. A identificação de riscos e oportunidades na fase comercial também foi um dos pontos fortes da empresa, que recebeu, inclusive, elogio por parte dos auditores.

Para o diretor da Focus, Luís Barbieri, as auditorias, bem como a manutenção da certificação, demonstram o constante compromisso em aperfeiçoar serviços e trazer ainda mais consistência e definição para os processos, resultando em práticas mais eficientes e minimizando erros.

“Entendo que as rotinas das auditorias internas e do órgão certificador, proporcionam à Focus Engenharia Elétrica a busca da excelência em nossos processos e gestão empresarial. Após a conquista da certificação em janeiro de 2013, já passamos por duas auditorias da DQS sem registro de não conformidades (RNCs) e com elogios pela robustez que estamos dando ao nosso SGQ, fatos que mostram que nossa cultura organizacional está cada vez mais alinhada com essa norma de referência internacional, e nos motiva ainda mais à busca de certificar, em breve, a Focus na versão 2015 da ISO-9001”, disse.

Barbieri destaca, ainda, que a manutenção da certificação significa muito mais do que validar processos e produtos e mostra que a organização, seus colaboradores e clientes estão no rumo certo.

“No momento que conseguirmos a nova certificação, após os 3 anos iniciais e na nova norma, poderemos afirmar que nossos clientes e equipe interna entenderam que muito mais que validar processos e produtos a ISO-9001:2015 representará às empresas a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Estamos nesse caminho”, ressaltou.

Os comentários estão encerrados.