NBR 5419 deixará edificações mais seguras contra descargas atmosféricas

NBR 5419 deixará edificações mais seguras contra descargas atmosféricas
Focus Engenharia Elétrica realiza projetos personalizados de proteções em edificações, com análises de risco, indicando a melhor forma de ação em cada caso.

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela NASA aponta o Brasil como um dos países com maior número de incidências de raios do mundo, alcançando 70 milhões de descargas atmosféricas, um prejuízo de 500 milhões de reais e cerca de 100 pessoas atingidas anualmente no país.

Engenheiros e pesquisadores fizeram uma reanálise do método de proteção contra descargas atmosféricas, desde 2005 e, com isso, uma revisão da norma foi lançada pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), em 22 de maio, buscando resguardar a estrutura da edificação e zelar pela integridade física de seus ocupantes, a norma NBR 5419:2015.

A NBR 5419 fixa as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de estruturas, bem como de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido, e aplica-se às estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas, administrativos ou residenciais, e às estruturas especiais.

“O novo texto se baseia no IEC 62305:2010, onde apresenta novos conceitos para aumentar não só a segurança das estruturas e instalações, mas também prevê meios de proteger seres vivos contra lesões causadas pelas tensões de passo e toque provenientes de descargas atmosféricas. A norma vem estruturada em quatro partes, dividida em Princípios Gerais, Gerenciamento de Risco, Danos Físicos às Estruturas e Perigo à Vida e Sistemas Elétricos e Eletrônicos Internos na Estrutura, disse Juliana Bertoni, Coordenadora de Projetos da Focus Engenharia.

Ainda segundo ela, “com uma análise mais rebuscada para a classificação da classe do SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) em que a edificação se enquadrará, a nova NBR 5419 permitirá que os projetos se tornem mais eficientes, pois passa a analisar a descarga atmosférica sob mais de uma ótica como, por exemplo, leva-se em conta o raio que cai nas proximidades da edificação e não somente diretamente sobre esta”.

Alguns dos métodos de proteção também sofreram alterações, como por exemplo o Método dos Ângulos, que a partir de agora possui um gráfico cujas curvas são da IEC 2095:2005 que limitam a altura da edificação e fornecem o ângulo máximo de proteção em função da classe e da altura da mesma.

O Método das Malhas teve seus reticulados reduzidos para:

  • classe I: 5x5m
  • classe II: 10x10m
  • classe III: 15x15m
  • classe IV: 20x20m

Também o espaçamento das descidas e dos anéis horizontais passaram a ser:

  • classe I e II: 10m
  • classe III: 15m
  • classe IV: 20m

“O cálculo do subsistema de aterramento também teve suas modificações, a nova norma incluiu uma curva inclinada para a determinação da quantidade de eletrodos enterrado para edificações cuja classe for II e ainda limita a utilização de condutores acima do solo em 20% do comprimento total do aterramento”.

A Focus realiza projetos personalizados de proteções em edificações, com análises de risco, indicando a melhor forma de ação em cada caso, evitando a exposição ao risco em qualquer caso.

Entre em contato com a Focus para saber mais sobre a revisão da norma NBR 5419 e como podemos te ajudar suas instalações e processos.

Os comentários estão encerrados.